Grande Oriente do Brasil - Patrimônio Cultural

Patrimônio Cultural

Nossa Instituição, GOB, está prestes a comemorar seus 200 anos de fundação, presente em todos os Estados da Federação e Distrito Federal. Considerando que o Brasil tem proporções continentais e o GOB espalhado por este território gigantesco em mais de 3500 lojas maçônicas, devemos considerar e respeitar a riqueza cultural existente nas lojas entre bens materiais e imateriais que formam o Patrimônio Cultural Maçônico Brasileiro.

Assim, lembramos que PATRIMÔNIO CULTURAL MAÇÔNICO é tudo que possui relevância histórica e cultural para o povo maçônico como arquitetura de templos, praças maçônicas, documentos históricos para as lojas, paramentos, hinos de lojas, eventos e festas tradicionais promovidos por lojas, telas artísticas que adornam lojas e instituições maçônicas, medalhas, diplomas, carteirinhas e demais bens culturais MATERIAIS E IMATERIAIS.

É importante ressaltar que o patrimônio cultural maçônico é dividido  em dois grupos distintos sendo: PATRIMÔNIO IMATERIAL ou aquele saber cultural, modo de fazer, celebração ou ação considerada intangível ou não palpável que abrange as expressões simbólicas e culturais do povo maçônico, sua história, seus eventos tradicionais, seus hinos, seus ritos e o PATRIMÔNIO MATERIAL que diz respeito aos bens materiais, ou seja, tangíveis, palpáveis, vistos e que formam as lojas e são importantes para o dia-a-dia da maçonaria como os templos, as praças maçônicas, busto de maçons ilustres, paramentos, utensílios, documentos, comendas, bibliotecas de lojas, altares, abobadas, balaustrada, espadas e etc.

Respeitando esta riqueza cultural pertencente às lojas federadas e com o objetivo de socializar informações exaltando a cultura maçônica, a Secretaria Geral de Educação e Cultura do Grande Oriente do Brasil inicia um programa de valorização e preservação do Patrimônio Cultural Maçônico no Brasil, onde os irmãos e lojas devem cadastrar seu patrimônio cultural para a formação de um museu maçônico virtual.

Consideramos importantes fotografias e dados históricos dos bens culturais das lojas de todo Brasil que possam ser compartilhadas como um anexo virtual do Museu Maçônico Ariovaldo Vulcano.

Estes objetos e bens imateriais, em uso ou no acervo das lojas, passam a fazer parte do museu de forma virtual demonstrando a beleza e riqueza cultural maçônica em nosso país e talvez formando o maior museu maçônico virtual do mundo. 

Quantos malhetes, quantos candelabros, quantos diplomas, medalhas e paramentos novos ou muito antigos e pertencentes a irmãos de relevância histórica nacional, regional ou mesmo somente às lojas estão guardados, escondidos, ou visíveis apenas aos membros daquela loja e podem agora ser contemplado por milhares de pessoas? Quantas histórias serão resgatadas e publicadas? Nosso objetivo é valorizar irmãos e lojas com suas histórias relevantes e tornar público nosso patrimônio cultural tão rico e tão importante para o país.

Todos podem enviar dados através dos formulários abaixo sendo que, no FORMULÁRIO DE ACERVO, devem ser registrados documentos como livros, carteirinhas, diplomas, partituras de hinos, carta constitutiva, quadro de obreiros, bibliotecas etc. O FORMULÁRIO DE BENS IMATERIAIS são para registro de Lojas com sua história, hinos de lojas e fraternidades femininas, festas e eventos culturais promovidos permanentemente por loja e que são tradicionais e demais ações intangíveis, como Supremos Conselhos registrando dados dos ritos praticados pelo GOB. O FORMULÁRIO DE BENS MÓVEIS são para se registrar objetos móveis como telas artísticas, paramentos, espadas, cadeiras, trono de Salomão, mesas, medalhas, candelabros, prancheta, altar dos juramentos e demais utensílios moveis da loja ou pessoais. Finalmente, o FORMULARIO DE ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS contempla a arquitetura ou fachada de templos, templos nobres, balaustrada, sede de fraternidades femininas, praças maçônicas, escultura e busto de maçons ilustres, edificações de instituições mantidas por lojas e etc.

Participe e nos ajude a montar este acervo virtual, contemplando o Patrimônio Cultural Maçônico do Brasil   

Baixe os formulários, preencha as informações (não preencher à mão), inclua as fotografias e envie (arquivo .doc) para a Secretaria Geral de Educação e Cultura pelo e-mail: sgec@gob.org.br. Favor não enviar como PDF e se possível enviar junto ao formulário as fotografias em formato JPG como anexo. Duvidas poderão ser esclarecidas pelo Telefone WhatsApp (34) 99137.4017. 

Leonardo Augusto Reis

Secretário Geral de Educação e Cultura

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
🤖 Olá! Eu sou o GOBOT, o Assistente Virtual do Grande Oriente do Brasil – GOB! Se você precisa de ajuda, clique aqui que eu te ajudo 😊