NATAL, MOSSORÓ, BOA VISTA, MANAUS E RIO BRANCO – Artigo 279 – Barbosa Nunes


Sob patrocínio de irmãos do Grande Oriente do Estado de Goiás e alguns do Grande Oriente de São Paulo, com meus profundos agradecimentos, me conferi uma incumbência, obrigação, compromisso, dever a cumprir, em expressão abrangente, uma missão maçônica, caminhando e indo, em especial, às bases do Grande Oriente do Brasil. Lojas Maçônicas, células maiores e mais importantes da potência. Nelas, acontece a ação maçônica com o trabalho, sacrifício, dedicação dos irmãos, cunhadas e sobrinhos.

Impregnei-me de que, ao estar assim me relacionando, estou contribuindo para a união, crescimento e motivação. Também, muito me enriquecendo com a carinhosa e sincera acolhida por onde passo.

Assim é que neste artigo, faço um registro identificando as palestras em Lojas e eventos estaduais, desde o dia 21 de janeiro de 2016, em Teresina, ao último, 11 de junho, em Aracaju, na instalação e posse de Jailton Pereira na Loja “Estrela de David” .

Neste espaço de tempo percorri Lojas e participei de solenidades maçônicas em Goiânia, Brasília, Monte Alegre de Minas, Paraíso do Tocantins, Presidente Prudente, Assis, Paranaíba, Porto Alegre, Passo Fundo, Sorocaba, Santos, Registro, Praia Grande, novamente Teresina, Parnaíba, João Pessoa, Catolé do Rocha, Belo Horizonte, Porto Velho, cidade do Rio de Janeiro, São Paulo, Natal, Mossoró, Petrópolis, Itaguaí, Angra dos Reis, bairro do Méier e Lapa, Rio de Janeiro, Guarapuava, Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 (São Cristóvão, Rio de Janeiro), Boa Vista, Manaus, Rio Branco e Suprema Congregação do GOB em Brasília, que completou 194 anos de fundação no dia 17 último. Ainda neste mês de junho, Santos, Uberlândia e Ilhéus. Anteriormente, estive em todos os estados com exceção de Amapá, Santa Catarina e Alagoas.

Uma parada no mês de julho para retemperar as energias, pedindo a Deus forças para continuar em favor de uma instituição que me orgulha em ser dela o seu Grão-Mestre Geral Adjunto. Na liderança maior, Soberano Grão-Mestre Geral, Marcos José da Silva, que conduz o GOB com empenho e organização, alcançando nos últimos dias um patamar grandioso para a potência, recebendo aprovação em certificação internacional, ISO 9001/2015.

Etapa fundamental conquistada pelo GOB para maximizar a qualidade na prestação de seus serviços e execução de projetos, visando sempre aprimorar a instituição e seu reconhecimento internacional.

Desta forma, peregrinando, procuro com meu esforço e minhas limitações ser constante. Graças ao Grande Arquiteto do Universo, recebo integral apoio e incentivo para atingir os fins da maçonaria que “proclama a prevalência do espírito sobre a matéria e que a tolerância constitui o princípio cardeal nas relações humanas, defendendo a plena liberdade de expressão e pugnando pelo aperfeiçoamento moral, por meio do cumprimento inflexível do dever”. Sou então, feliz e otimista na estrada que percorro.

Nesta estrada recentemente fui a Natal, Mossoró, Boa vista, Manaus e Rio Branco, onde se localizam os Grandes Orientes do Brasil do Rio Grande do Norte, Roraima, Amazonas e Acre, encontrando irmãos Grão-Mestres Estaduais destemidos e dedicados em busca de uma congregação cada vez maior e envolvida com a sociedade. São eles, respectivamente, Antônio Pinheiro Barbosa Braga, Raimundo Nonato Rodrigues Coelho, Armando de Souza Correa Junior e José Rodrigues Teles.

Proferi palestras nas Lojas destes quatro estados, assim identificadas: “Gentil Marinho”, de Natal e “Jerônimo Rosado”, de Mossoró; “Forte São Joaquim”, que recebeu 9 novos membros e sagrou o seu belo templo, de Boa Vista; “Caetano Félix do Nascimento”, com 97 maçons presentes, de Manaus e vi em Rio Branco, mais uma etapa de consolidação do Projeto IRMANAR, da Assembléia Federal Legislativa do GOB, na Loja “7 de Setembro”.

O Grão-Mestre Estadual do Acre, José Rodrigues Teles, assim se referiu ao IRMANAR, no encerramento de mais uma etapa: “Muito bonito meu Sapientíssimo irmão Múcio Bonifácio. Receba os nossos mais profundos agradecimentos, pela oportunidade ímpar que a Assembleia Federal proporcionou ao Oriente do Acre, de poder participar e se integrar a esse importantíssimo projeto, que tem como foco, clareamento, olhar para o interior da instituição detectando os seus pontos fortes e fracos, na busca permanente da melhoria dos serviços prestados à Ordem, a Pátria e a Humanidade. Fico muito grato”.

O meu compromisso e de todos os maçons do Grande Oriente do Brasil, prestes a completar 200 anos em 2022, está sintetizado nesta afirmativa contida no livro “Sua Excelência o Amor Fraternal”, do maçom Getúlio Targino de Lima.

“Como protetores da instituição, não permitiremos que fiquemos como atores expectadores e alheios aos acontecimentos, sempre servindo com atitudes, sintonizados com os progressos e os avanços que devem ser companheiros de cada irmão, com ação e os princípios enfrentando os desafios para a maçonaria do terceiro milênio”.

Barbosa Nunes, advogado, ex-radialista, membro da AGI, delegado de polícia aposentado, professor e maçom do Grande Oriente do Brasil – barbosanunes@terra.com.br

Deixe um comentário