No Dia Nacional Da Cultura É Instalada A Acadgob-Pr E Empossados Seus Fundadores


 Em concorrida solenidade, no dia 05 deste mês de novembro, no Salão Nobre do GOB-PR, foi instalada oficialmente a Academia de Artes, Ciências e Letras do Grande Oriente do Brasil – Paraná, ACADGOB-PR, que contou com as honrosas presenças do Em? Ir? Luís Mário Lucheta, Grão-Mestre, do Dr. Ernani Buchmann, Presidente da Academia de Letras do Paraná, do Gen. Bda Aléssio Oliveira da Silva, Comandante da 5ª Região Militar, do Ilustre Ir? Márcio Luiz Pereira, Presidente da Academia Catarinense Maçônica de Letras, que compuseram a mesa de trabalho presidida pelo Em? Ir? Luiz Rodrigo Larson Carstens.

 O ato solene contou, também, com as distintas presenças do Cel. PM RR Irineu Ozires Cunha, representando a Academia de Letras da Polícia Militar, da Escritora Lilia Souza, Presidente da Academia Paranaense de Poesia, do Sr. Rene Wagner Ramos, Coordenador Estadual do Sistema de Museus, assim como abrilhantado pela grande participação de ilustres  Irmãos, cunhadas e convidados.

Os Acadêmicos fundadores e presentes, Irmãos João Darcy Ruggeri, Nelson Antônio Carneiro, Cliceu Luís Bassetti, Fernando Antônio Allessi, José Edson Hasbaert, Antônio Carlos de Mello Pacheco Filho, Luiz Rodrigo Larson Carstens, Dalmo Wilson Louzada, Luís Mário Luchetta, Iberê Indio do Brasil do Brasil Pereira de Moraes, Gerald Koppe Júnior, Fábio André Gimenes Ferreira de Quadros, Clemente Arnoldo Escobar Fermandois, Paulo Roberto Socher, Jefferson Luiz Rigão, Rogério Mendes Pereira Júnior, Marco Aurélio Visintin e Luiz Henrique Vieira da Silva, foram solenemente diplomados e empossados nas Cadeiras da Academia, que tem como Patronos grandes vultos da maçonaria e do país e, após serem revestidos  de seus pelerines, prestaram o solene compromisso de promover a cultura com a fiel observância aos objetivos estatutários.

Os IIr? Acadêmicos foram saudados pelo Acadêmico Sap? Ir? João Darcy Ruggeri, Grão-Mestre da gestão 1991 a 1995, que de forma eloquente propiciou grande reflexão sobre o papel da Academia como fonte de inspiração e  propulsora de valores na dimensão da arte e da cultura no  âmbito da organização e perante a sociedade na qual a maçonaria está  inserida.

O Presidente da ACADGOB-PR, Acadêmico Ir? Rodrigo agradeceu todas as manifestações de incentivo e de apoio a esse festivo e insigne momento, assim como às autoridades e convidados presentes e, numa síntese, concluiu que essa nova instituição cultural foi idealizada ainda em 05 de novembro de 2018, Dia Nacional da Cultura e da Língua Portuguesa, em homenagem ao nascimento do notável Ir? Ruy Barbosa, Patrono desta Academia.

Ainda, asseverou que este dia em que os planos de sua fundação saem do papel para se tornar realidade, contou com o incondicional apoio dos ilustres Irmãos Acadêmicos, que aderiram a essa causa, comprometendo-se ao exercício do pensar, incentivar e de promover a cultura no âmbito do GOB-PR e da sociedade paranaense.

Ao finalizar a solenidade agradeceu a deferência e a confiança dos Ilustres Irmãos Acadêmicos, fundadores da ACADGOB-PR, declarou instalada a Academia, e convidou a todos para a confraternização no salão de eventos do GOB-PR.

Esse é o GOB Junto de Você

Gestão Múcio Bonifácio e Ademir Cândido

Secretaria Geral de Comunicação do GOB

Nos siga nas redes sociais do GOB:

  

Deixe um comentário