Homenagem aos 200 Anos da Revolução de 1817


img_1907-jpgmenor

O Grande Oriente de Pernambuco realizou no dia 07 de março de 2017, sessão magna pública em homenagem ao aniversário de 200 anos da Revolução Patriótica de 1817, deflagrada em Pernambuco e que se alastrou por outras províncias do Nordeste como Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Em alusão ao evento, foi proferida uma palestra pelo irmão Sérgio Araújo Fernandes, Secretário de Planejamento, Comunicação e Informática do Grande Oriente de Pernambuco sob o tema “O Tempo da Pátria”. Em sua exposição, o palestrante fez um apanhado de todo o contexto histórico do início do século XIX que influenciou os revolucionários em 1817 e os levou à promoverem a mais significativa revolta contra o Império Português em toda a sua história.

img_1877-jpgmenor

A sessão contou com a presença  de vários secretários e autoridades maçônicas do Grande Oriente bem como de irmãos de diversas lojas de nossa jurisdição e também cunhadas, sobrinhos e convidados. Estiveram presentes também o Sr. Sílvio Amorim, Vice-Presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) e Sr. João Mendonça de Amorim, membro do respeitado instituto.

O Eminente Grão Mestre Daury dos Santos Ximenes, em seu discurso, enfatizou o espírito libertário do povo pernambucano desde o início de sua colonização, sempre altivo e progressista, que promoveu diversos episódios de inconformismo social e político na busca pela liberdade, igualdade e fraternidade, lemas apregoados pelos bravos maçons que desde o século XVII já sonhavam com a Pátria Livre.

img_1815-jpgmenor img_1854-jpgmenor

Deixe um comentário