Grande Oriente do Brasil, quebrando Paradigmas, o Futuro começa aqui e agora, no presente, com a primeira Iniciação desta gestão de Candidato através do Registro de Interesse


Durante anos o Grande Oriente do Brasil, manteve em seu site, a possibilidade de simpatizantes da maçonaria, fazer o registro de interesse de adentrar as fileiras do GOB. Nesta gestão, os irmãos Múcio Bonifácio e Ademir Cândido, decidiram dar ênfase ao registro, e desenvolvidos dentro dos parâmetros legais, de exigências do RGF e de forma qualitativa, procedimentos para captação destes candidatos e envio as Lojas Federadas.

E nesta terça-feira, 03/12/2019 no Distrito Federal, na Loja Tradição e Futuro n° 4502, Rito Adonhiramita, GODF, foi Iniciado o Advogado, por manifestação de Interesse. E para que os irmãos da Federação, tomem ciência, sobre a importância deste ato, e a forma como foi conduzido, passamos a discorrer sobre. O processo foi iniciado em 30 de setembro de 2.019, como piloto da Secretária-geral da Guarda dos Selos em parceria com a Secretária-geral de Planejamento, (objetivando a checagem e verificação prática dos novos dispositivos legais que regem a matéria no RGF), quando reuniram os Eminentes Irmãos Secretários-Gerais Ruy Ferreira Borges e Féres de Oliveira Jáber e o Venerável Mestre Fabiano Jáber com os candidatos Guilherme Capriata Vaccaro Campelo Bezerra e Juan Pablo na sede do Grande Oriente do Brasil, em Brasília. Na oportunidade foram expostos pelos Secretários-Gerais os conceitos, forma de funcionamento e uma visão geral do que é o Grande Oriente do Brasil e da Ordem Maçônica em um amplo contexto e ainda, pelo Venerável Mestre, como é o funcionamento da Loja e seus objetivos.

A documentação foi entregue na mesma semana e todos os trâmites foram seguidos rigorosamente, cumprindo o que estabelece a legislação quanto ao processo de iniciação, recém alterado pela SAFL e sancionada pelo Soberano Grão Mestre Geral. O processo de iniciação do candidato Juan Pablo foi encaminhado ao Venerável da Loja da cidade de Unaí – MG, onde ele reside. Todas as demais etapas foram cumpridas e aprovadas pela Assembleia da Loja.

Desde o primeiro contato no dia 30 de setembro até a Sessão de Iniciação foram 65 dias. Na sessão Magna de Iniciação estiveram presentes o Eminente Irmão Reginaldo Gusmão de Albuquerque, Grão Mestre do Grande Oriente do Distrito Federal, o Sapientíssimo Irmão Roberto Batista dos Santos, Presidente do Supremo Tribunal Federal Maçônico, o Eminente Irmão Dorival Lourenço da Cunha, Ministro e Presidente eleito do STFM, o Eminente Irmão Ruy Ferreira Borges, Secretário-Geral da Guarda dos Selos, Eminente Irmão Luiz Carlos Hallay Cecílio, Secretário Geral Adjunto de Ritualística para o Rito Adonhiramita, os Poderosos Irmãos Adilson Paula da Silva, Conselheiro Federal e Getúlio Gurgel Barbosa, Assessor do Grão Mestre Geral, bem como Deputados Federais e Distritais, Conselheiros Distritais, Juiz Eleitoral e demais autoridades.
O momento marcante da sessão foi a entrega e colocação dos paramentos no novo Aprendiz pelo Sapientíssimo Irmão Antônio Valmir Campelo Bezerra, detentor da “Comenda da Ordem do Mérito de D. Pedro I”, que após o registro de interesse e durante o processo de sindicância, descobrimos ser o tio do recém iniciado, que manifestou que há cinquenta anos havia iniciado em um Templo onde funcionava a Loja Aurora de Brasília neste mesmo espaço do Grande Oriente do Brasil, e que agora, o seu sobrinho também inicia na Ordem Maçônica.
Após o encerramento da sessão foi servido um coquetel realizado no Espaço Ágape do Grande Oriente do Brasil, à convite do Venerável Mestre da Loja, Irmão Fabiano Jáber.

Esse é o GOB Junto de Você, quebrando paradigmas, inovando e trabalhando pelo futuro da Ordem Maçônica.

Gestão Múcio Bonifácio e Ademir Cândido

Secretaria Geral de Comunicação do GOB

Nos siga nas redes sociais do GOB:

  

Deixe um comentário