4º Convento Nacional do Rito Escocês Retificado – Convento de Balneário Camboriú 2019.


Nos dias 23 e 24 de agosto de 2019 ocorreu o 4º Convento Nacional do Rito Escocês Retificado – Convento de Balneário Camboriu 2019 do Grande Oriente do Brasil, no Oriente de Balneário Camboriú. Desde a criação desse rito a partir da Estrita Observância Templária (EOT), no Convento das Galias em 1778, os Conventos são momentos em que os irmãos deliberam sobre alterações e adequações, assim como promovem instruções litúrgicas e estudos de aprofundamento dogmáticos, sendo sua realização uma das características do funcionamento do Rito. É importante ressaltar que o termo “retificação” no RER nada tem a ver com o Rito Escocês Antigo e Aceito – outro rito francês – mas sim com a mudança frente a EOT. O RER é assume a origem Cristã trinitária e, portanto, Teísta. No entanto, não se trata de um cristianismo confessional ou vinculado a qualquer instituição religiosa de denominação cristã.
A A.R.L.S. Novo Horizonte, 4.185, oriente de Camboriú – SC, foi primeira Loja do GOB a trabalhar ativa e ininterruptamente desde a sua fundação em 16 de agosto de 2005, Loja responsável pela organização e sede do evento. O Estado de Santa Catarina sediou pela segunda vez o evento nacional, sendo que o primeiro foi realizado em Brasília em 2016, o segundo em 2017 em Curitiba (PR) e o terceiro em 2018, no oriente de Florianópolis (SC), ocasião a última revisão oficial dos rituais praticados nos três graus do GOB foi lançada.
Estiveram presentes 54 irmãos de 9 Estados brasileiros (DF, MG, PI, PR, RO, RR, RS, SC, SP), representando 14 entre as 41 lojas do Rito Escocês Retificado federadas ao GOB, além irmão de 4 outras lojas de outros Ritos. Várias Autoridades tiveram participação efetiva como o GM do GOB-SC e seu Adjunto Eminente Ir. Altair Salesio Rodrigues e Poderoso Ir. Nilson M. de Souza, respectivamente, o GM Honorário do GOB-SC Eminente Ir. Wagner S.Barbosa, o Representante do GMG o Poderoso Ir. Paulo Câmara, Secretário Geral Adjunto de Orientação Ritualística do GOB para o RER e o Poderoso Ir. Hermes Antônio Pacher, Secretário de Orientação Ritualística do GOB-SC , o Coordenador Adjunto da 16 Circunscrição Venerável Ir. Rodrigo O. dos Santos, além de vários Deputados Federais e Estaduais pertencentes às fileiras do R.E.R. e o Representante do Grande Priorado Retificado do Brasil Rev. Cav. BAI Wagner de Souza Ramos.
O Eminente Irmão Altair Salésio Rodrigues, Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil – SC, que proferiu a mensagem de abertura do evento ressaltando pontos importantes do funcionamento do Rito, assim como recepcionando os Bem Amados Irmãos presentes a Bela e Santa Catarina. Na sequência, o Eminente Irmão Wagner Sandoval Barbosa, Grão Mestre de Honra do GOB-SC, ministrou a palestra de abertura do convento que versou sobre a história da ARLS “Novo Horizonte” – Or. Bal. Camboriú – que foi a primeira Loja Simbolica regularizada e de trabalhos ininterruptos no RER desde sua criação no âmbito do GOB.
O evento ainda contou com Palestra sobre o Rito do Poderoso Irmão Paulo Eduardo Câmara, Grande Secretário Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Escocês Retificado do GOB Central. O cristianismo no RER e a história das influências histórico-filosóficas no rito foram duas temáticas abordadas pelo Irmão Joanisval Brito Gonçalves, Venerável Mestre da ARLS “Collegia Fabrorum” 4304 do oriente de Brasília. No sábado, as relações entre a estrutura dos graus no RER e os princípios espirituais-filosóficos foi abordado pelo Irmão Rodrigo Moretti, da ARLS “Jerusalém” 4312. Na parte da tarde, o Poderoso Irmão Hermes Pacher, Grande Secretário Adjunto de Orientação Ritualística para o Rito Escocês Retificado do GOB-SC ministrou atividade prático-instrucional sobre a preparação para as Cerimônias de Recepção nos três graus do RER, ponto alto do evento.
O bom astral e a pré disposição ao aprendizado e troca de experiências durou durante toda a programação.

Esse é o GOB Junto de Você!
Gestão Múcio Bonifácio e Ademir Cândido

Secretaria Geral de Comunicação do GOB

Nos siga nas redes sociais do GOB:

  

Deixe um comentário