154 anos de Fundação da Loja Perseverança, Paraná


No dia 11 de maio, a Loja “Perseverança”, Oriente de Paranaguá, Paraná, realizou sessão magna pública de comemoração dos seus 154 anos de fundação e 185 anos de existência da Loja.

Em 21 de março de 1837 foi criada a primeira Loja Maçônica do Estado do Paraná, a “União Paranaguense”. A Loja funcionou até o ano de 1848. Com o desaparecimento da “União Paranaguense” houve a fundação em 1857 da Loja “Fraternidade Paranaguense”. A mencionada Loja encerrou suas atividades em 1863. Em 5 de maio de 1864 foi fundada a Loja “Perseverança”.

Segundo o historiador maçônico, irmão Hercule Spoladore, em sua obra “Historia da Maçonaria Paranaense no Século XIX”, afirma que a ação abolicionista no Paraná se originou na Loja Maçônica “Perseverança”. Em 18 de janeiro de 1868 foi aprovada uma proposta apresentada pelo Venerável Dr. Alexandre Bousquet, na qual estabeleceu “que todos os fundos, tanto da tesouraria como de beneficência da Loja, que excedessem de seus gastos e todo o saldo de ambos os cofres, será empregado em libertar escravos de qualquer cor, unicamente do sexo feminino, que não tenham mais de quatro anos de idade e de idade menor”.

 

Deixe um comentário