Segunda Palestra da Semana Cultural Maçônica Os Templários e o Descobrimento do Brasil


A 3ª Macrorregião do Grande Oriente do Brasil de São Paulo promove a Semana Cultural Maçônica, de 25 a 29 de novembro de 2019, realizando palestras em cada dia da semana em Templo previamente agendado.

Em 26 de novembro, nas dependências da ARLS Célula Mater da Nacionalidade nº 2.791, foi realizada a segunda palestra intitulada “Os Templários e o Descobrimento do Brasil” pelo Irmão João José Viana, Secretário Geral Adjunto de Comunicação do Grande Oriente do Brasil.

O Brasil NÃO foi descoberto por acaso! Ou será que foi? O palestrante desmistificou a declaração do descobrimento por acaso, face à calmaria, ausência de ventos para propulsionar a esquadra de Cabral a caminho das Índias. Historiou como em 1.128 o Papa Honório II aprova a Ordem Templária. Demonstrou as Nove Cruzadas, de 1.096 a 1.272, a saga dos Cavaleiros Templários e sua extinção em 13 de outubro de 1307. Porém, os Templários renascem em Portugal, como Ordo Militiae Jesu Christo, pela Bula Papal Ad e a ex-quibus, de João XXII, em 14 de março de 1319. Para a Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo foi transferida as propriedades e privilégios da extinta Ordem dos Templários. A partir daí, começa nossa verdadeira história. Demonstrou os sinais templários em todos os rincões da nação brasileira, finalizando com uma reflexão, “Somos herdeiros dos Templários, embora tenhamos perdido tal elo nas brumas do tempo”.

Presentes, entre outros, os Irmãos Márcio André Rodrigues Marcos, Secretário Estadual Adjunto de Relações Internas, Organizador do evento; Arlindo Batista Chapetta, Secretário Geral de Comunicação, representando o Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil; João José Viana, Secretário Geral Adjunto de Comunicação; José Nunes Dias Jr., Secretário Estadual Adjunto de Comunicação; Carlos Augusto Roque, Carlos Alberto de Melo, Cleber Oliveira de Souza, João Carlos de Sá, Leandro Morgero Guimarães, Oséias Santos Cabral, Plínio Renato Navajas Machado e William Gonçalves de Castro, Assessores Distritais da 3ª Macrorregião; e Wilson Amaral, membro da Poderosa Assembléia Estadual Legislativa.

Esse é o GOB Junto de Você!
Gestão Múcio Bonifácio e Ademir Cândido

Secretaria Geral de Comunicação do GOB

Nos siga nas redes sociais do GOB:

  

Deixe um comentário