O Grande Oriente do Brasil e o Museu da Cidade do Recife, em parceria com o Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano, o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco e o Museu Militar do Forte do Brum, homenagearam o Herói da Pátria e Maçom Frei Caneca, pela passagem dos 197 anos do seu arcabuzamento.
Sob o belo halo solar surgido no céu recifense, foi realizada uma homenagem ao líder revolucionário pernambucano, Herói da Pátria e Maçom, Irmão Frei Joaquim do Amor Divino Caneca, mas conhecido como Frei Caneca. O Irmão Frei Caneca participou ativamente das Revoluções de 1817 e 1824, sendo arcabuzado em 13 de janeiro de 1825.
A Solenidade foi realizada na Praça Frei Caneca, ao lado do Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas. A Solenidade teve início com o acendimento da Pira e o hasteamento das bandeiras de Pernambuco, do Recife, da Confederação do Equador e do Brasil. Em Seguida o ator Adriano Cabral, fez uma interpretação emocionante no papel de Frei Caneca. A cerimônia teve uma salva de tiros de bacamarte, realizada pelo 1 Batalhão de Bacamarteiros de Caruaru/PE, finalizando com a leitura do pregão e da certidão da Sentença de Frei Caneca, com o depósito da coroa de flores no monumento do Herói da Pátria e Maçom e a inauguração da Placa Alusiva ao Evento, ofertada pelo Grande Oriente do Brasil e pela Loja Maçônica 06 de Março de 1817.
No Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas), houve a troca e hasteamento da bandeira da cidade do Recife, conduzida pelo Poderoso Ir. André Magalhães e pelo representante do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco.
O Evento Maçônico cívico-cultural, teve a participação da banda da Polícia Militar de Pernambuco, e foi conduzido pelo Assessor Especial do Soberano Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Poderoso Irmão Marcos Luiz da Costa Cabral.
Presentes a Cerimônia o Secretário Estadual de Cultura do Estado de Pernambuco, o Dr. Gilberto Freyre Neto, o Secretário de Cultura da Cidade do Recife, o Dr. Ricardo Mello, o Diretor do Museu Militar Forte do Brum, Ir. Coronel André Monteiro, representando também o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Pernambuco, o representante do Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco - PMPE, Major PMPE Kleber, o representando do Museu da Cidade do Recife, historiador Sandro Vasconcelos, o representante do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, Dr. Silvio Amorim, o representante do Instituto Histórico de Olinda, Prof. Dr. George Cabral, o representante do Instituto Histórico de Palmares, Socorro Duran, os pentanetos do Maçom Frei Caneca, os Irmãos Robson Caneca e Rui Caneca.
A Maçonaria esteve representada pelo Eminente Ir. Aderaldo Pereira, Secretário Adjunto de Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente do Brasil, Poderoso Ir. André Magalhães, Deputado Federal e Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil, Poderoso Ir. Carlos Oliveira, Vice-Presidente do Conselho Estadual do Grande Oriente de Pernambuco, Poderoso Ir. Hélio Constantino, Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça Maçônico do Grande Oriente de Pernambuco, representantes do Grande Oriente Independente de Pernambuco e da Grande Loja Maçônica de Pernambuco, Veneráveis Irmãos Rivaldo Rivaldo Ferreira das Chagas e Frederico João Pereira, Deputados Estaduais da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa do Grande Oriente de Pernambuco, Venerável Mestre Paulo Barreto, da Loja Maçônica 06 de Março de 1817, Venerável Mestre Luiz Carlos Barros, da Loja Maçônica Frei Caneca, do oriente de Limoeiro, Poderoso Ir. Luiz Pereira, representando as Lojas do Estado da Paraíba.
Foram homenageados na Sessão Solene: O Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco (Gilberto Freyre Neto); o Secretário de Cultura da Cidade do Recife (Ricardo Mello); a Polícia Militar de Pernambuco; o Museu da Cidade do Recife; o Museu Militar do Forte do Brum; o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco; o Prof. Dr. George Félix Cabral de Melo; o Eminente Ir. Aderaldo Pereira, Secretário Geral Adjunto de Entidades Paramaçônicas do GOB; o Venerável Mestre Ir. Paulo Ornilo Barreto de Oliveira.
Esse é o GOB junto de você!
Secretaria Geral de Comunicação e Informática