Estimados Companheiros do Sagrado Arco Real do Brasil e Bolívia,
É com profunda alegria, respeito e sincero espírito de fraternidade que dirigimos esta Carta Aberta aos nossos irmãos Companheiros do Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Sagrado Arco Real do Brasil – GOB e do Supremo Gran Capitulo de la Masonería del Santo Arco Real de Jerusalém da Bolívia.
Este documento nasce da memorável e histórica primeira reunião fraternal realizada por videoconferência no dia 17 de novembro de 2025, às 14 horas de Brasília, e 13 horas da Bolívia, encontro que marcou um passo significativo para o fortalecimento dos laços de amizade, Companheirismo e cooperação entre nossas jurisdições.
Na ocasião, tivemos a honra da participação, pelo Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Sagrado Arco Real do Brasil, dos seguintes M. Extes. Companheiros:
• P.P.G.P. Arlindo Batista Chapeta
• 3º G.P. Mário Sérgio Nunes da Costa
• Grande Inspetor Joselito Romualdo Hencotte
• G.E.E. Elder de Lucena Madruga
E, pelo Supremo Gran Capitulo de la Masonería del Santo Arco Real de Jerusalén da Bolívia, prestigiaram a reunião os seguintes Digníssimos Companheiros:
• P.G.P. MEC Abraham Kuncar Saal
• 2º G.P. Antônio Pacheco Méndez
• 3º G.P. MEC Erik Mauricio Sotomayor Yevenes
• E. Comp. Edmond Tondú Elio, Gran Canciller
• G.E.N. E. Comp. Gonzalo Arellano Durán, Gran Escriba Nehemias
Além presença do Past Principal Forasteiro do S.G.C. da Bolívia, o E. Comp. Sebastian Rojas, que abriu a reunião, fazendo as apresentações formais de todos os participantes.
Durante este encontro, recordamos e celebramos as origens de nossos Supremos Grandes Capítulos. O Supremo Grande Capítulo do Arco Real do Brasil foi consagrado em 5 de fevereiro de 2003 por uma Comissão nomeada pelo Supremo Grande Capítulo da Inglaterra, sob a liderança do Marquês de Northampton, que instalou o então Grão-Mestre do GOB, Sob. Ir. Laelso Rodrigues, como Primeiro Grande Principal e hoje encontra-se sob a liderança do *Sob. Ir. Ademir Cândido da Silva.*
Por sua vez, o Supremo Gran Capitulo de la Masonería del Santo Arco Real de Jerusalén da Bolívia foi formado por irmãos formados em Capítulos del Supremo Grande Capitulo da Inglaterra, Divisão Sul (Buenos Aires), fundando Supremo Gran Capitulo de la Masonería del Santo Arco Real de Jerusalén da Bolívia, tendo como Primeiro Grande Principal em exercício o Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia Mui Excelente Companheiro Manuel Contreras e hoje sob a liderança do M.E.C *Abraham Kuncar Saal,*
Tais datas e acontecimentos não apenas registram nossos marcos institucionais, mas revelam a nobreza das raízes que sustentam o Companheirismo que hoje reafirmamos.
Esta primeira reunião fraterna constitui-se em um marco de aproximação e diálogo ativo, promovendo a troca de agendas, experiências, culturas e ideais que certamente fortalecerão nossos vínculos presentes e futuros. Que este gesto seja apenas o início de uma sólida jornada conjunta, na qual Brasil e Bolívia caminhem lado a lado, unidos pelo propósito maior de enaltecer a Arte Real e servir à franco-maçonaria com zelo, virtude e fraternidade.
Desejamos que os laços de amizade, respeito mútuo e Companheirismo entre nossos Supremos Grandes Capítulos se tornem cada vez mais estreitos, frutíferos e duradouros, contribuindo para o engrandecimento do Arco Real em nossos países e, por consequência, para o bem da franco-maçonaria universal.
Que o Grande Arquiteto do Universo ilumine nossos caminhos, fortaleça nossas intenções e abençoe cada iniciativa destinada ao progresso de nossa sublime Ordem.
Recebei, queridos Companheiros, nossas saudações fraternais
Ademir Cândido da Silva - PGP
Arlindo Batista Chapeta - PPGP
Abraham Kuncar Saal - PGP
Sempre à frente, o GOB e você !
Secretaria Geral de Comunicação do GOB