O Sagrado Arco Real é reconhecido como uma ordem evolutiva e progressista ou uma das etapas mais antigas e significativas dentro da Maçonaria, complementando e aprofundando os ensinamentos dos graus simbólicos, especialmente o do Mestre Maçom. Frequentemente chamado de clímax da Maçonaria Antiga, ele proporciona aos membros um maior entendimento filosófico, espiritual e simbólico.
Sua origem remonta à Inglaterra do século XVIII, sendo registrado pela primeira vez em 1744 e formalmente integrado à Maçonaria Regular em 1813, com a fundação da Grande Loja Unida da Inglaterra. No Brasil, o Arco Real é promovido pelo Supremo Grande Capítulo do Sagrado Arco Real do Grande Oriente do Brasil, que administra e coordena os Capítulos em todo o país.
O Sagrado Arco Real é ligado e de responsabilidade direta do Grande Oriente do Brasil, assim como o Sagrado Arco Real da Inglaterra é ligado diretamente à Grande Loja Unida da Inglaterra, tendo toda a segurança ritualística e jurídica de que um Mestre Maçom do GOB completará sua formação sob a égide dos princípios maçônicos de um Capítulo Regular, ligado e subordinado ao Grande Oriente do Brasil. O Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Sagrado Arco Real do Brasil - GOB, é o órgão máximo de direção, que emite regulamentos, Carta Constitutiva e certificados. Por
disposição estatutária tem como Primeiro Grande Principal o Soberano Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, que nomeia o Pró Primeiro Grande Principal e os Segundos e Terceiros Grandes Principais com funções executivas em nível nacional e os Grão-Mestres Estaduais e Distrital como Superintendentes em seus respectivos Estados e Distrito Federal.
Assim como a Maçonaria Simbólica, o Arco Real tem seu berço no Reino Unido, onde é uma extensão, nem superior,nem subordinada aos graus que o precedem. O Arco Real foi introduzido no Brasil no ano de 1935 com a fundação de dois Capítulos através do Supremo Grande Capítulo da Inglaterra: o Capítulo Silver Jubilee n.º 5560 em São Paulo e o Capítulo Guanabara n.º 5557 no Rio de Janeiro. Outros Capítulos foram fundados nos anos seguintes, sempre sob a égide do Supremo Grande Capítulo Inglês e participação ativa de Irmãos do GOB.
Em 5 de fevereiro de 2003, no Rio de Janeiro, o Pró Primeiro Grande Principal do Supremo Grande Capítulo da Inglaterra, Lord Northampton, constituiu e erigiu o Supremo Grande Capítulo do Brasil sob a administração dos gestores do GOB na presença de cerca de 80 Companheiros. Ele foi assistido pelos Past Terceiros Grandes Principais David Williamson e Rev. Peter Hemingway, que atuaram como Segundo e Terceiro Grandes Principais. Dez companheiros da Inglaterra estiveram presentes e a cerimônia foi conduzida em inglês. Lord Northampton instalou o Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil da época - o Irmão Laelso Rodrigues como Primeiro Grande Principal do Supremo Grande Capítulo do Brasil.
As reuniões dos Capítulos do Sagrado Arco Real são chamadas de Convocações e geralmente são muito descontraídas e fraternas, mantendo exatamente o alto grau de dignidade, disciplina e decoro que exigimos na Maçonaria.
Ninguém parece ser capaz de explicar exatamente por que a fraternidade e a felicidade afloram com mais frequência no Sagrado Arco Real. Talvez seja motivada pela formação cultural e Maçônica dos membros do Arco Real, sempre dedicados ao aperfeiçoamento intelectual e desenvolvimento espiritual, já que o Sagrado Arco Real lida diretamente com o divino.
Outro destaque importante do Sagrado Arco Real é sua medalha que, pela história e continuação direta do Grau de Mestre Maçom, deve ser usada e incentivada a utilização nas Sessões do simbolismo na sua Loja, sempre posicionada mais próxima ao centro do peito, dando ao Irmão que a utiliza a oportunidade única de fomentar o Sagrado Arco Real aos Mestres Maçons das Lojas Gobianas para crescerem como Maçons, adquirindo novos conhecimentos e completando a Lenda do Terceiro Grau, já que é no Arco Real o único lugar que completamos a lenda.
O desenvolvimento do Sagrado Arco Real na gestão do Grão-Mestre Geral Ademir Cândido tem evoluído e crescido de forma substancial em toda Federação do Grande Oriente do Brasil, gerando grande impacto na estrutura de ensino das lojas patrocinadoras. A formação do Mestre Maçom do Grande Oriente do Brasil, teve uma grande transformação cultural, gerencial e espiritual nas lojas que resolveram apoiar e serem mantenedoras de um Capítulo do Sagrado Arco Real em suas respectivas regiões. Além do impacto positivo na oficina mantenedora do Capítulo, também essa oficina exerce liderança na formação de Companheiros de toda região, auxiliando as Lojas co-irmãs na formação dos seus membros e por sua vez, aumentando o desenvolvimento e a formação do maçom, gerando resultados positivos e diretos na sociedade local.
Esse processo é fruto de um planejamento estratégico desta gestão Ademir Cândido, sendo que neste período inicial os Grandes Principais, Superintendentes e Grandes Oficiais, percorreram a Federação ministrando palestras, instruções e participando ativamente da operação diária dos Capítulos. Mantendo contato direto com cada Principal (presidente) dos Capítulos e seus oficiais através da lista de contatos na administração do Sagrado Arco Real, fomentando desenvolvimento cultural com instrumentos de estudos sobre a história e simbologia do Arco Real, monitorando passo a passo do Capítulo, sendo esse método na opinião dos gestores o fator determinante que tem influenciado o Arco Real ser um grande exemplo de formação em toda Federação do GOB, criando novos 40 Capítulos e exaltando mais de 1.800 irmãos, totalizando os mais de 4.400 irmãos e 130 Capítulos em toda federação.
O Supremo Grande Capítulo do Real Arco do Grande Oriente do Brasil sob a liderança do Ademir Cândido da Silva e sua equipe de gestão, segue empenhado em sua missão de expandir a Ordem e fortalecer os princípios do Arco Real e da maçonaria antiga no âmbito do Grande Oriente do Brasil. Celebramos o crescimento e a consolidação de nossas boas práticas, enquanto planejamos novas ações para o futuro.
Com fraternidade, humildade e união espiritual, seguimos firmes em nossa jornada, honrando o legado e os mistérios do Arco Real, fortalecendo nossas lojas com estudos e princípios basilares da mais pura e antiga maçonaria, sempre com objetivo do aprimoramento humano com nossas ferramentas e simbologia.
Arlindo Batista Chapeta
Pró-Primeiro Grande Principal
Supremo Grande Capítulo dos Maçons do Sagrado Arco Real do Brasil - GOB