Em uma solenidade marcada por emoção, simbolismo e grande representatividade, foi lançada neste sábado a Pedra Fundamental da futura Sala Arquétipa do Núcleo Apejotista Hórus nº 176, mantida pela A.R.L.S. Caminho do Peabiru nº 4.343. O projeto consolida-se como a 2ª Sala Arquétipa do Brasil e a 1ª do Sul do País, um marco histórico para a maçonaria e para o desenvolvimento das juventudes paramaçônicas.
A cerimônia reuniu autoridades de várias potências, fraternas, maçons e convidados, reforçando a união e a força da maçonaria paranaense. O evento também evidenciou o protagonismo do GOB/PR, que tem se destacado nacionalmente por seu compromisso, apoio e incentivo às paramaçônicas, fazendo a diferença quando o assunto é formação, valorização e fortalecimento das juventudes.
O evento contou com a presença ilustre do Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB/PR), que enalteceu a importância da obra e reafirmou que o GOB/PR segue investindo e incentivando iniciativas que elevam o protagonismo dos jovens e das instituições paramaçônicas.
Participou também a Presidente Estadual da Fraternidade Feminina do GOB/PR, cuja presença reforçou a harmonia e o apoio mútuo entre a Fraternidade Feminina e as organizações paramaçônicas.
Prestigiaram ainda, Secretários Estaduais do GOB/PR; Coordenador Regional, representando as lideranças da região; Grande Secretário de Paramaçônicas do Grande Oriente do Paraná (GOP); Deputados Estaduais, Representante das Grandes Lojas do Paraná; Veneráveis Mestres, maçons, fraternas, apejotistas e convidados.
A Sala Arquétipa do Núcleo Apejotista Hórus nº 176 surge como um ambiente dedicado ao estudo simbólico, filosófico e iniciático, fortalecendo a formação dos jovens e sua ligação com os valores universais da Ordem. A iniciativa reafirma o compromisso da A.R.L.S. Caminho do Peabiru nº 4.343 com o crescimento educacional e moral das juventudes.
O lançamento da Pedra Fundamental representa o início de um legado, que não apenas impulsiona o Núcleo Hórus, mas posiciona o Paraná como referência nacional em ações voltadas às paramaçônicas.
A solenidade seguiu os preceitos tradicionais, com condução ritualística, bençãos e deposição dos elementos simbólicos que marcaram o início oficial da obra. O ambiente foi permeado de emoção e significado, tornando o momento histórico para o Sul do Brasil.
Ao encerrar o evento, os organizadores agradeceram a todos os envolvidos, destacando que o apoio efetivo do GOB/PR tem sido fundamental para que iniciativas como essa se tornem realidade. Reafirmaram, ainda, o compromisso de concluir a obra com excelência, para que a nova Sala Arquétipa se torne referência nacional em formação maçônica e paramaçônica.
O Soberano irmão ADEMIR CANDIDO parabeniza o GOB-PR e todos envolvidos com a APJ/GOB, colocando o GOB e seus oficiais a disposição destes que desempenharão papel preponderante no futuro da nação e da própria maçonaria, Tudo pela APJ e pela Pátria!!!
Sempre à Frente o GOB e Você!
Secretaria Geral de Comunicação do GOB