Entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro de 2025, no histórico cenário de Montevidéu, Uruguai, o Grande Oriente do Brasil (GOB) se fez presente de forma destacada pelo Sapientíssimo Irmão Adalberto Aluízio Eyng, GrãoMestre Geral Adjunto que, na oportunidade, representou o Soberano Irmão Ademir Candido da Silva, Grão-Mestre Geral do GOB.
O digno representante do GOB, participou da Reunião da 6ª Zona da Confederação Maçônica Interamericana (CMI), sob presidência do Muito Respeitável Irmão Pablo Lázaro, GrãoMestre da Grande Loja da Argentina; e também da Reunião da Confederação Maçônica Sul Americana (COMASUL), presidida pelo Muito Respeitável Irmão José Fernández Zacur, Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai.
O anfitrião foi o Muito Respeitável Irmão Mário Pera, Grão-Mestre da Grande Loja da Maçonaria do Uruguai.
A agenda temática teve pauta robusta:
1. Reforma do Estatuto da CMI;
2. Registro de Associação Civil com sede fiscal / financeira no Panamá, com sub sedes em Puerto Rico e Montevideo;
3. Fundação CMI no Panamá;
4. Crescimento, com motivação e retenção do quadro,
5. Democracia, Justiça, Direitos Humanos, Paz, Laicismo e Liberdade de Pensamento;
6. Desenvolvimento, sustentabilidade e educação para as crianças;
7. Desmitificação da Maçonaria;
8. Relação com os Stakeholders;
9. Beneficência e Filantropiaa: divulgar os projetos;
10. Academia Interamericana de Altos Estudos Maçônicos;
11. Desenvolvimento dos Ritos: REAA, York Americano, Emulação, Adonhiramita, Schroeder, Escocês Retificado y Sagrado Arco Real de Jerusalém;
12. Cultura e História Maçônica: resgaste da história das Potências confederadas (sintética);
13. Família e Paramaçônicas : DeMolay, Filhas de Jó, Lowtons, Pequenas Abelhas, Luvetones e Fraternidade Feminina;
14. Relações Exteriores: América do Norte e Europa,
15. Planejamento Estratégico das Confederadas e CMI.
A participação do GOB fortalece sua presença internacional, possibilita dialogar sobre temas de interesse comum e reforçar alianças com potências irmãs.
O Sapientíssimo Irmão Adalberto, como GrãoMestre Geral Adjunto, fez intervenções nos painéis de discussão, dialogou com lideranças dos países sulamericanos, apresentando perspectivas de cooperação futura.
Ele reforçou ainda, a voz do GOB nas deliberações, reafirmando compromissos com a regularidade maçônica, com o respeito mútuo entre potências regulares e com a promoção de iniciativas conjuntas agradecei o irmão William Wallace de Souza, da Loja União das Thermas, de Santo Amaro da Imperatriz que o acompanhou nesta viagem.
A participação ativa e efetiva do Grande Oriente do Brasil nos eventos realizados em terras uruguaias, com a Integração Estratégica coordenada pela Secretaria Geral de Relações Maçônicas Exteriores do GOB, reafirma que somos parte integrante de uma fraternidade sem fronteiras, unida por princípios que ultrapassam mapas e línguas.
O Soberano Irmão Ademir Candido da Silva, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil agradece o fraterno acolhimento ao GOB por parte da Grande Loja da Maçonaria do Uruguai e almeja que os ensinamentos debatidos em Montevidéu reverberem nas Lojas de nosso Brasil, reforçando o compromisso com a justiça, com a ética e com a construção de uma sociedade mais fraterna.
Sempre à frente, o GOB e você !
Secretaria Geral de Comunicação do GOB