MAÇONARIA A FAVOR DA VIDA – CONTRA AS DROGAS


O Programa MAÇONARIA A FAVOR DA VIDA – CONTRA AS DROGAS, enfoca e trabalha a prevenção. Proposta que adquiriu conceito e muita credibilidade, pois conduz o assunto para uma reflexão voltada para a educação, o ser humano e o sentido cristão.
Queremos com todo o apoio e empenho deste Grão-Mestre Geral, chegar ao jovem, porém, primeiro conscientizando o adulto, tornando-o na figura do pai, professor, líder comunitário e maçom, para que seja ponto de referência, exemplo de bom comportamento quanto ao uso de drogas.
Em primeiro lugar ?A FAVOR DA VIDA?, conscientizando, debatendo com serenidade, sem fanatismo ou alarmismo inútil. Sem imposição, mas com limites, chegaremos aos jovens, mostrando que dentre as opções de prazer e aventura que lhe oferecem o mundo de hoje, com certeza, as drogas não são a indicada.
Nesta data comemorativa dos 190 anos de fundação do Grande Oriente do Brasil, levamos novamente a publicação de 15 anos de compromisso, ratificando seu papel, que é de priorizar a prevenção primaria, proporcionando conhecimento básico a família, no sentido de chegarmos no jovem antes que as drogas cheguem.
Neste período iniciamos e vamos permanentemente construindo um instrumento de capacitação ao trabalho preventivo, colocando-nos a disposição de toda a comunidade brasileira, fazendo chamamentos para que juntos, coloquemos em pratica, ações constantes e abrangentes que se apoiem em educadores naturais, que são pais, professores, líderes comunitários e outros.
Estamos vivendo tempos de preocupações que se avolumam quanto ao uso de drogas, licitas e ilícitas, porém, conscientes de que integramos uma instituição comprometida com participação social e respeitada pela sua história, a conclusão é de que o encaminhamento não pode fugir da multiplicação da prevenção primaria, através das lojas maçônicas em todo o Brasil.
Através dos milhares de Irmãos, cunhadas e sobrinhos continuo chamando a todos, para que se coloquem em pratica de ações constantes e abrangentes, com um só objetivo: ?fortalecer o instrumento de capacitação ao trabalho de prevenção ao uso e abuso de drogas, envolvendo FAMILIA, ESCOLA e COMUNIDADE?.
Esta é uma bandeira que deve ser hasteada em cada templo maçônico, também em nossas consciências e corações produzindo em consequência, mudanças em nossos comportamentos quanto ao uso e abuso de drogas.
Minha confiança especial aos Grão-Mestres Estaduais, Coordenadores do Programa em todo o Brasil, Veneráveis Mestres, Presidentes das Fraternidades Femininas, sobrinhos da APJ, Ordem DeMolay e Filhas de Jó e aos irmãos de todo o país, para que continuemos vigilantes em favor da família maçônica.
MARCOS JOSÉ DA SILVA
GRÃO-MESTRE GERAL